Influencers de firma

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A Nova Voz das Empresas e o Futuro do Marketing (os influencers de firma) A influência digital e a capacidade de persuasão de certas pessoas, antes direcionadas para a criação de conteúdo individual, estão migrando para as redes de influência corporativa. A essa parcela de pessoas está se dando o nome de “influenciadores corporativos”. O que são – Determinados colaboradores se tornam verdadeiros embaixadores da marca, dentro e fora da empresa. Tais pessoas utilizam as redes sociais e, com base em seu conhecimento, compartilham experiência, valores e culturas da organização, construindo um relacionamento mais próximo e autêntico com o público. Tendência importante – poderíamos questionar sobre a importância dessa atividade. Enumero algumas: • Aumento da credibilidade: As pessoas tendem a confiar mais em recomendações de pessoas reais, como os colaboradores, do que em propagandas tradicionais. • Engajamento do público: Os influenciadores corporativos criam conteúdos mais personalizado...

silvio morreu

MA OI: TÁ SABENDO QUEM MORREU?
Sim, vamos falar de Silvio Santos.

O passamento do apresentador, ocorrido no sábado passado, me trouxe reflexões.

Silvio Santos, o artista e Senor Abravanel, o empresário – tudo fruto de uma época
A primeira, me parece evidente, é o quanto ele se fez querido por muita gente. É interessante pensar nisso, pois o Silvio é um personagem, alguém criado pelo Senor Abravanel para, justamente, ganhar a vida. Até aí, tudo bem. 
O que intriga é o quanto uma figura pública possa ser tão carismática. Claro, é por conta da sua exposição dominical durante anos, formando gerações ligadas exclusivamente na televisão. Fosse hoje, não sei se ele teria o mesmo sucesso midiático, já que temos outras possibilidades se apresentam, em especial a internet. Em palavras mais simples, a TV era, ao tempo do Silvio, o meio exclusivo (concorrendo em menor número com as rádios) de entretenimento. Hoje as pessoas “perdem tempo” com outras possibilidades dentro da internet.
Silvio Santos, na sua época, prendeu a atenção dos expectadores e vendeu, vendeu muito. Fez fortuna e sabia exatamente o que estava fazendo. Nossa admiração vem dessa exposição e do fato de que ele cultivou a imagem do bom homem médio. 
Assim como muitos da minha geração (gente dos sessenta anos) cultuávamos artistas tanto do cinema quanto da televisão. Silvio Santos é um deles.

Amizades e inimizades, o que há de humano no fazer 
Outro ponto é que Silvio não deve ter feito só amizades. A admiração sempre vem acompanhada de uma certa raiva. É natural que a exposição traga, em certa dose, uma onda de inveja, inimizades e desacertos.
Quem opta pela ação acaba granjeando muita reação também. Polêmicas, manipulação, sensacionalismo, machismo, assédio e aproximação com políticos, há de tudo contra ele. Me parece natural que Silvio, na sua longa história não tenha cometido atropelos e mal feitos. Afinal, somos humanos.

Por fim, é importante reconhecer o seu legado como um dos maiores comunicadores do País e deve ser compreendido como fruto de uma época. Ao julgá-lo estaremos também medindo o nosso próprio tempo.

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