Influencers de firma

Imagem
A Nova Voz das Empresas e o Futuro do Marketing (os influencers de firma) A influência digital e a capacidade de persuasão de certas pessoas, antes direcionadas para a criação de conteúdo individual, estão migrando para as redes de influência corporativa. A essa parcela de pessoas está se dando o nome de “influenciadores corporativos”. O que são – Determinados colaboradores se tornam verdadeiros embaixadores da marca, dentro e fora da empresa. Tais pessoas utilizam as redes sociais e, com base em seu conhecimento, compartilham experiência, valores e culturas da organização, construindo um relacionamento mais próximo e autêntico com o público. Tendência importante – poderíamos questionar sobre a importância dessa atividade. Enumero algumas: • Aumento da credibilidade: As pessoas tendem a confiar mais em recomendações de pessoas reais, como os colaboradores, do que em propagandas tradicionais. • Engajamento do público: Os influenciadores corporativos criam conteúdos mais personalizado...

DISCIPLINA É LIBERDADE

Tenho, com uma certa constância, pensado sobre o tema. Até recentemente falei dele num papo com o pessoal do site Degrau Cultural numa entrevista que gravei com eles por lá.
O que seriam os termos motivação e disciplina?
Seriam expressões sinônimas?
 
Para ser breve, vou utilizar conceitos meus, que aplico à minha vida.
Motivação, para mim, traz, dois termos interessantes e complementares: Motivo e Ação. Em outras palavras, o que nos leva à ação é o motivo. A ação é o objetivo.
Desdobrando, qual é o seu motivo, o que lhe faz agir em determinadas circunstâncias?
Para muitos, o motivo é a busca de um prazer. Então, comprar um carro, uma boa casa... esses seriam motivos para se implementar a ação.
Freud, o pai da psicanálise, dizia que fugimos da dor e buscamos o prazer. Buscar o prazer pode ser o nosso motivo. Fugir da dor, também.
Mais um pouco, a motivação pode ser, também, o “fogo de palha”, o que pode começar algo. Ninguém vive eternamente motivado. Nossas dores e prazeres passam, mudam de lugar. Por isso, a motivação, penso eu, é quase sempre um agente externo. Aliás, podemos ficar motivados por uma palavra, por um vídeo etc.
Portanto, a meu ver, motivação, por si só, não basta.
O que fazer então?
Aí é que entra a disciplina. Disciplina é colocar em ação também, mas é algo mais de planejamento ativo.
Muita gente (e a vida nos dá muitas lições nesse sentido), por ser disciplinada consegue chegar aos seus objetivos. Num exemplo simples, o futebol. A pessoa, muitas vezes, nem é craque, mas disciplinada. E chega lá.
Dizem que, numa ocasião, Napoleão Bonaparte aconselhou a um jovem recruta exatamente isso. Ao ser questionado qual a qualidade básica um ser humano precisa desenvolver, o general disse: Disciplina. Com ela você consegue tudo.
 
Essa é a lição que quero trazer hoje.
O poeta já disse que disciplina é liberdade.
 
O articulista é da área do Direito e da Filosofia por formação e trabalha com Comunicação e Marketing Jurídico.
Atua na Brüning Advogados Associados 
#Disciplina
#BruningAdv
#BruningAdvogados
#BruningAdvogadosAssociados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Superendividamento

brain rot

Dica do dia: Assuma a responsabilidade