Influencers de firma

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A Nova Voz das Empresas e o Futuro do Marketing (os influencers de firma) A influência digital e a capacidade de persuasão de certas pessoas, antes direcionadas para a criação de conteúdo individual, estão migrando para as redes de influência corporativa. A essa parcela de pessoas está se dando o nome de “influenciadores corporativos”. O que são – Determinados colaboradores se tornam verdadeiros embaixadores da marca, dentro e fora da empresa. Tais pessoas utilizam as redes sociais e, com base em seu conhecimento, compartilham experiência, valores e culturas da organização, construindo um relacionamento mais próximo e autêntico com o público. Tendência importante – poderíamos questionar sobre a importância dessa atividade. Enumero algumas: • Aumento da credibilidade: As pessoas tendem a confiar mais em recomendações de pessoas reais, como os colaboradores, do que em propagandas tradicionais. • Engajamento do público: Os influenciadores corporativos criam conteúdos mais personalizado...

assinatura digital

DO PAPEL À TELA: A EVOLUÇÃO DA ASSINATURA DE CONTRATOS

A maioria de nós, adultos (e contratadores contumazes), fomos formados no mundo analógico. Tudo era “preto no branco”, papel, selos, reconhecimentos de firma, dinheiro no cofre, enfim, um mundo em que os meios físicos dominavam.
Porém, esse tempo está passando. 
A pandemia nos empurrou para o digital, “pero” ainda cambaleante, “no mucho”. Fazemos um manejo ora analógico, ora digital, sempre a depender da situação e da pessoa envolvida com a operação.
Os contratos digitais, nessa toada, têm caminhado por uma senda interessante. Telefones cada vez mais modernos carregam todas as nossas informações e podem, sobretudo pela alta tecnologia “embarcada”, nos comprometer (isto é, assumir compromissos).
Para que um negócio jurídico tenha validade é necessário que as partes consigam espelhar a sua vontade, que deve ser livre e desimpedida. Normalmente isso se fazia, no ambiente analógico, com a assinatura do contrato. A priori, isso já era a demonstração cabal de que a parte quis o negócio e muitos efeitos derivavam desse ato.
Hoje temos, no ambiente digital, as assinaturas eletrônicas e, não faz muito tempo, fomos tomados pela selfie. Essas fotos de rosto foram tomando as contratações aos poucos, sem que tivéssemos nos dado conta, e hoje (penso eu) já é a maior forma de se demonstrar a vontade de contratar.
Aliás, os Tribunais já validam contratos digitais com assinaturas por biometria facial. Num caso recente, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo analisou um recurso de empréstimo firmado no meio digital e assinado digitalmente por biometria facial, com envio de token e de fotografias de documento pessoal, com, ainda, identificação de geolocalização e o endereço do IP (protocolo de rede).

Claro que essa “assinatura” pode gerar (e tem gerado) fraudes. Mas isso é assunto para outro escrito. Por ora é de salientar que os novos tempos estão aí e que devemos zelar pelas nossas selfies, que representam muito.

#ContratosDigitais; #Selfie; #Curitiba; #30AnosDaBruning; #Brüning; #BruningAdv; #BruningAdvogados; #BruningAdvogadosAssociados


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